Entrar | Registrar | FAQ
Anonymous

Lição 16: Web-standards e validação

W3C é a sigla para World Wide Web Consortium, uma organização independente que gerencia as normas para codificação na Internet (isto é, HTML, CSS, XML e outros). Microsoft, Fundação Mozilla e muitas outras organizações são membros do W3C e formam um consenso sobre o futuro desenvolvimento de normas.

Se você tem alguma experiência com web design, provavelmente sabe que há uma grande diferença na maneira como diferentes navegadores renderizam uma página. É frustante e requer um consumo de muito tempo, criar uma página que possa ser visualizada consistentemente no Mozilla, Internet Explorer, Opera e no restante dos navegadores existentes.

A idéia da normatização é criar um consenso e encontrar um denominador comum para uso de tecnologias para a Web. Isto significa que seguindo as normas, um desenvolvedor terá a certeza de que sua criação será tratada de maneira apropriada em diferentes plataformas. Assim, nós recomendamos que você se beneficie do trabalho desenvolvido pelo W3C e valide sua CSS para estar em conformidade com as normas.

Validador CSS

Para facilitar a verificação aos preceitos das normas CSS, o W3C desenvolveu um validador que faz uma verificação da folha de estilos e retorna um relatório com os eventuais erros e avisos caso sua CSS não valide.

Para facilitar a validação da sua folha de estilos você poderá submetê-la ao validador aqui mesmo nesta página. Na caixa de texto abaixo, substitua a URL existente pela URL da sua folha de estilos e clique no botão para validar. Você será informado pelo site do W3C se há erros na sua folha de estilos.

Se o validador não encontrar erros; será mostrada uma imagem como a abaixo, que você poderá usar na sua página para anunciar que está usando um código válido:

Valid CSS!

O validador pode também ser encontrado neste link: http://jigsaw.w3.org/css-validator/



<< Lição 15: Usando z-index (Layers)